Casal Aventura

Casal Aventura

3 de fevereiro de 2012

Começando a aventura








1º. Dia – 18.12.2011
São Paulo - São José



A viagem se inicia pela Capital de São Paulo, que leva o mesmo nome. 







Percebemos que nunca falamos desta cidade, mesmo sendo o ponto inicial das aventuras.Talvez porque o casal esteja habituado a andar por ela nos esquecemos de que este blog é lido por pessoas de todos os lugares e que talvez tenham interesse em conhecer um pouco mais da cidade onde os aventureiros nasceram e de onde partem para as suas aventuras. Mas esta parte ficará para a volta.



Vamos colocar as rodas na estrada!!!!


Saíram de São Paulo por volta das 7:15h em direção a São Jose, foram mais de 700 km pela frente, até chegarem ao primeiro destino, onde se encontraram com o resto dos aventureiros de plantão.


Enquanto o casal passava vários e vários quilômetros em cima da motocicleta, o restante da família aproveitava para passear por Joinville.
As paisagens durante todo o percurso se modificavam entre belas serras, planícies, plantações e muito, muito verde. As serras do café e do azeite impressionam por sua beleza e pela atenção necessária para não correr riscos. Normalmente se veem muitos carros que se perdem nas curvas, batendo nas muretas ou indo parar nos abismos, mostrando que não se pode brincar com suas montanhas e que qualquer imprudência pode ser fatal.


O casal aproveitou para já começar a espalhar seu adesivo pelo caminho! E para conhecer as figuras inesquecíveis que são partes importantes destas aventuras.
 


A chegada a São José foi por volta das 17:15h. Pela primeira vez rostos conhecidos esperavam o casal.

Depoimento Andréa: “Foi uma sensação diferente chegar a um destino e ter gente esperando por nossa chegada, era a primeira vez que isso acontecia e foi super legal!”.

A cidade de São José está localizada no litoral catarinense, embora ofuscada pela famosa vizinha Florianópolis, também tem seus encantos e é uma excelente opção para quem está de passagem e precisa apenas de um lugar para descansar antes de seguir viagem, afinal ela fica na beira da estrada BR101, onde existem boas opções de hotéis e um shopping.

Neste pedaço da cidade também é possível se alimentar e até mesmo se divertir em seus bares, jogando conversa fora, tomando um bom chopp e comendo deliciosos petiscos. Embora seja uma cidade litorânea os bares não permitem a entrada de bermudas e chinelos após as 17h. Um absurdo!

A turma aproveitou e foi comemorar o início da viagem no Quiosque Shopp Brahma no Shopping Itaguaçu ao lado do Hotel.


Depoimento Paula: "Como estávamos a frente do casal motoqueiro, os esperamos no hotel em São José para depois sairmos para comer algo. Encontramos um barzinho no shopping e lá tomamos algumas cervejas, já comemorando nosso início de viagem! Tentamos continuar a comemoração numa cervejaria próxima do hotel, mas não pudemos entrar pois os meninos estavam de chinelos e o Douglas com bermuda de "surfista", ridículo, mas regras são regras, daí voltamos no shopping mesmo. :-)".

Até a chegada dos colonizadores europeus, no século XVI, todo o atual litoral do estado de Santa Catarina era habitado pelos índios carijós. Em 1750, chegaram à capitania do Desterro, 182 casais de açorianos oriundos das Ilhas do Pico, Terceira, São Jorge, Faial, Graciosa e São Miguel, que, posteriormente, fundaram São José da Terra Firme, a atual São José. Em 1755, existia uma pequena capela e um vigário, José Antônio da Silveira. Atualmente, no local, existe a Igreja Matriz.O título de freguesia chegou, devido ao seu rápido crescimento, seis anos após a fundação do povoado, em 1756. Em 1797, havia uma população de 2 079 pessoas, incluindo os escravos.
A de março de 1833, São José se destacava como um centro comercial importante, aliado ao aumento populacional e poder econômico, razões pelas quais o Governo decretou sua elevação a Vila (município) e em 03 de maio de 1856, foi elevada à cidade, sendo que Feliciano Nunes Pires foi nomeado presidente da província. A cidade contava com 21.541 habitantes, dos quais 18.969 livres e 2.572 escravos, contando a vila com 82 engenhos.

São José é o quarto município mais antigo de Santa Catarina. A cidade possui uma extensão territorial de 113,6km e está localizada na parte continental de Florianópolis, banhada pelas baías norte e sul, onde, recentemente, fora construído um aterro. A base de sustentação da economia josefense está fundamentada no comércio, indústria e atividade de prestação de serviços, mantendo ainda a pesca artesanal, maricultura, produção de cerâmica utilitária e agropecuária como atividades geradoras de renda. Possui mais de 1.200 indústrias, cerca de 6.300 estabelecimentos comerciais, 4.800 empresas prestadoras de serviços e 5.300 autônomos.

São José apresenta ainda um enorme potencial turístico, histórico, cultural e arquitetônico, possui praias e antigos casarões como atrativos turístico, dentre os pontos turísticos naturais, destaque para o Balneário de Guararema, para a Pedra Branca e o Balneário da Pedreira, com inúmeras opções para a prática de esportes ao ar livre. também pontos culturais que merecem uma visita, como a Casa da Câmara e cadeia, construção do século 19, e o solar da Guarda Nacional, datado de 1722, intacto em sua construção original. Hoje, o solar abriga ainda o Museu Histórico e a Biblioteca Pública Municipal.

Possuía, segundo o Censo IBGE do ano de 2010, uma população de 209.804 habitantes, sendo o quarto município mais populoso do estado, atrás de JoinvilleFlorianópolis e Blumenau.


Para saber mais:

O primeiro dia em imagens e som!



Total de Km Rodados: 801
Abastecimento: 55,72 litros
Hospedagem: íbis Hotel: Valor da diária: R$ 99,00
Rede de hotéis que evitam surpresas. Excelente para dormir e tomar um bom banho.

Gasto total (com alimentação): R$ 325,25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo nesta aventura e obrigado por compartilhar conosco!!!